Folha de Búzios

Jornalismo como deve ser

Cultura

Cultura tipo exportação… De Armação dos Búzios para o mundo!

Para você que gosta de arte e para quem gostaria de aprender como hobby, desenvolvimento acadêmico ou profissão, sem sombras de dúvidas, essa é uma ótima notícia. O Projeto Traçando o Futuro/Búzios, idealizado pelo jornalista ilustrador, artista visual e cenógrafo Mattias e produzido culturalmente por Bruna Teles, acaba de ser contemplado, através da Lei Aldir Blanc, pela Secretaria de Economia Criativa e Cultura do Estado do Rio de Janeiro, com nota 97,33 e já está em andamento (em ajustes finais para a apresentação).

Morador de Búzios há seis anos, Mattias coleciona mais de 100 premiações em concursos nacionais e internacionais. Desde 1993, o artista tem seus trabalhos veiculados em jornais, revistas, programas de TV (Hoje é dia de Maria, Meu Pedacinho de Chão , BBB, The Voice Brasil, Caldeirão do Huck e etc…),peças de teatro (Pluft, o Fantasminha, Stand UP Comeddy e etc), cinema (Nosso Lar e outros) e shows internacionais (Kate Perry – Part Of Me, Noé, O Caçador de Gigantes e cenografia Avant Premiéres de vários filmes de Hollywood).

Antes de vir morar em Búzios, Mattias respondia pelo gerenciamento da equipe de artes do G.R.E.S. Imperatriz Leopoldinense e participava de projetos cenográficos, na TV Globo e TV Record.
A parceria com a produtora cultural Bruna Teles foi fundamental, pois viabilizou a implementação do Projeto Traçando o Futuro, onde as aulas de desenho e pintura eram ministradas na Academia Adriano Lábis e as aulas de cenografia, no galpão cultural em São José, desde 2018.

Os dois anos ininterruptos de aulas deram origem ao portifólio, que viabilizou a concorrência. Segundo o artista, o forte “loteamento cultura”, com pessoas desqualificadas e despreparadas, promoveu o sufocamento de inúmeros artistas locais e uma estagnação na pasta da cultura de Armação dos Búzios, sem precedentes e a alternativa foi “correr por fora” e buscar a acessibilidade cultural de qualquer maneira.

Com a pandemia, as aulas foram interrompidas e, através do concurso para o edital #CulturaPresenteRJ, tornou-se possível a retomada e de maneira mais acessível. O projeto, sediado em Armação dos Búzios, irá promover aulas sobre desenho, pintura e cenografia, além de entrevistas com artistas gráficos. A metodologia aplicada será a mesma que foi aplicada por Mattias aos seus alunos, no Brasil e no exterior e que promoveu vários vencedores, nos concursos internacionais.

O repasse por parte da Secretaria de Cultura do Estado já foi feito e o próximo passo é alcançar o máximo de crianças, jovens, adultos e idosos, que queiram participar.
As aulas terão início a partir do dia 15 de janeiro e o acesso é ilimitado e gratuito.

Inscreva-se no canal TRAÇANDO O FUTURO.
https://youtube.com/channel/UCK488qIscl2RqUqLTlelzsA

%d blogueiros gostam disto: