Folha de Búzios

Jornalismo como deve ser

Saúde | Educação

Escolas estaduais do Rio reabrem em 16 municípios; professores e servidores serão testados esta semana

A rede estadual de educação do Rio de Janeiro começa a retomar as atividades presenciais nesta segunda-feira (19). Servidores e Professores serão testados para saber se têm Coronavírus ao longo desta semana.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação, a testagem não é obrigatória e segue as orientações da Secretaria de Saúde. De acordo com a pasta, testes serão feitos nos servidores, nos municípios que estão na listagem de retorno das aulas presenciais, de acordo com a entrega dos kits que está sendo realizada pela Secretaria Estadual de Saúde.

O retorno é válido para aqueles que vão prestar o Enem em 2021, no 3° ano do ensino médio. Apenas 16 dos 92 municípios do Rio permitiram a reabertura das escolas, mas somente 63 mil dos 126 mil que estudam nesse segmento devem retornar a nesta segunda-feira (19). As cidades onde vai ter aula são, Casemiro de Abreu, Carapebus, Italva, Duque de Caxias, Macaé, Itatiaia, Miracema, Mesquita, Nilópolis, Natividade, Piraí, Niterói, São Francisco de Itabapoana, Rio de Janeiro, Seropédica e São Pedro da Aldeia.

As atividades pedagógicas serão exclusivamente remotas no restante do estado, por decisão das prefeituras, ou por conta da classificação laranja de contágio. Mesmo sem aulas presenciais, todas as escolas ficarão abertas para que os estudantes retirem o material didático e o kit-alimentação. De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe-RJ), o retorno das escolas é ainda um risco para os alunos por causa da pandemia. A entidade considera que a secretaria deveria seguir outras instituições da rede estadual, como o Colega de Aplicação da UERJ e a rede da Faetec, para não voltar as aulas presenciais nesse ano. No dia 10 de outubro, em assembleia virtual, os profissionais da rede estadual decidiram manter a greve pela vida.

Há 24 escolas que não iniciarão suas aulas presenciais, porque suas equipes de direção declararam fazer parte do grupo de risco do Coronavírus. Segundo a secretaria, ao longo da semana, providenciará uma solução administrativa nestas unidades.

Fonte:G1

%d blogueiros gostam disto: