Folha de Búzios

Jornalismo como deve ser

Turismo

Projeto “Trilhando a História” ganha vida em Búzios

A Liga Independente dos Guias de Turismo/RJ – LIGUIA é uma entidade formada em 2018 por guias de turismo do Estado do Rio de Janeiro que buscam excelência profissional e lutam por seus direitos com o intuito de garantir uma representatividade mais do que merecida junto ao trade.

Após dois anos de atuação, os objetivos que tivemos que abraçar neste 2020 ficaram praticamente reduzidos à sobrevivência da nossa classe: lutamos pelo auxilio para que os profissionais não tenham que mudar de segmento e percamos a “cara do turismo”.

Adaptamo-nos e criamos opções para os guias trabalharem (visto que o turismo será um dos últimos a retornarem às atividades normais): os projetos “Se liga no Guia” na cidade do Rio de Janeiro e “Trilhando a Historia” na cidade de Búzios, onde a Liguia/RJ leva alguns meses de luta e trabalho.

A união é o caminho para garantirmos melhores condições de trabalho, respeito e dignidade ao nosso ofício.

O Projeto contemplará a população de Armação dos Búzios e visitantes na condução e visitação aos atrativos turísticos da cidade.

Os Guias de Turismo com registro Cadastur, na qualidade de únicos habilitados, segundo lei municipal, estadual e federal, oferecerão seus serviços profissionais ao nos circuitos terrestres já estruturados pela entidade LIGUIA (Circuito Histórico Centro-Ossos e Trilha a Ponta da Lagoinha), bem como irão oferecer assistência e informações aos turistas que chegam à cidade (podendo agregar mais roteiros com o decorrer do tempo).

Nosso Tour Histórico, já tem data de inauguração: dia 10/10 e foi pensado como algo diferente, com fatos pouco comentados sobre Búzios. Guias profissionais farão com que a experiência da viagem na história seja inesquecível. Nosso roteiro começa no centro da cidade, na conhecida Praça Santos Dumont, e inclui histórias de Brigitte, Juscelino, Brás de Pina, índios, escravos e todos os que fizeram a evolução da cidade até o que é hoje: um dos balneários do Brasil com mais renome internacional. O término é na Praça dos Ossos, após 1:30/1:45 de caminhada e muitas fotos.

Pontos visitados:

● Praça Santos Dumont

● Cine Bardot

● Ilha do Caboclo

● Orla Bardot

● Estátua da Brigitte Bardot

● Ponto geológico do Himalaia Brasileiro

● Monumento aos Pescadores

● Casa do Sino

● Estátua Juscelino Kubitschek

● Praça dos Golfinhos

● Igreja Sant’Ana

● Praia dos Ossos

● Praça Eugene Honold

A gente vai se encontrar nos finais de semanas e feriados, às 9h30. Quem quiser reservar sua vaga (como respeitamos todos os protocolos de combate ao Covid19) saímos em grupos de ate 10 pessoas e podem nos contatar nas nossas redes sociais @liguiabuzios no Instagram e no Facebook. As guiadas são colaborativas, ou seja, quem faz o passeio colabora com os guias no final segundo suas possibilidades.

Post na página da Liguia

https://www.facebook.com/103876738105300/posts/138723017954005/

Post no Instagram

https://www.instagram.com/p/CGEGOgNlXIE/?igshid=1fm5fd3wa4gt1

%d blogueiros gostam disto: