Folha de Búzios

Jornalismo como deve ser

Cidade Política

Lei Aldir Blanc: Cadastro de artistas, artesãos e gestores culturais de Búzios finaliza no dia 15 de Setembro

A Lei Aldir Blanc, que trata da ajuda emergencial ao setor cultural, foi assunto da Pré-Conferência Popular de Cultura de Búzios, realizada no dia 04 de setembro na Câmara Municipal.

A Pré-Conferência foi uma iniciativa conjunta do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Búzios; do Fórum Permanente de Cultura; da Comissão de Turismo e Cultura da Câmara Municipal e da Secretaria Municipal de Turismo, Cultura e Patrimônio Histórico. Do Legislativo, participaram o presidente da Comissão de Cultura Niltinho de Beloca e a presidente da Câmara Joice Costa. O evento também contou com a participação de convidados do setor cultural da região José Facury, Carlos Pimentel e Alexandre Santini.

A Secretaria Municipal de Turismo e Cultura está fazendo o cadastro de artistas, artesãos e gestores culturais de Búzios numa plataforma on-line para atendimento ao emergencial da Lei Aldir Blanc ( https://bit.ly/32kdmOT ). Conforme a representante da secretaria Luciana Fajardo, até a data da pré-conferência, 620 pessoas do setor cultural e 50 espaços culturais já haviam se cadastrado.

“No dia 15 de setembro a secretaria vai encerrar temporariamente o cadastro para que a gente possa ter os números fechados para Lei Aldir Blanc. Depois o cadastro será mantido.”, informou Luciana.

A criação da plataforma on-line de cadastro de artistas foi sugerida pelo Legislativo, através de Indicação. Além de servir para o auxílio emergencial, a ferramenta é importante para o mapeamento cultural do município.

A Conferência Popular de Cultura – para finalização da discussão das diretrizes da lei Aldir Blanc – está marcada para o dia 16 de setembro, às 10 horas na página da Câmara de Búzios no facebook.

Da redação.

%d blogueiros gostam disto: