Folha de Búzios

Jornalismo como deve ser

Cidade Gastronomia Política Programação Região dos Lagos Saúde | Educação Segurança

Búzios inicia processo de reabertura do comércio neste sábado; confira os detalhes

Neste sábado (20), Búzios inicia o processo de reabertura do comércio, começando com restaurantes, bares e lanchonetes. Equipes da Vigilância Sanitária, da Secretaria de Saúde, do Procon e da Posturas, além de Armando Erenhfreud, secretário de Turismo, percorrem, neste momento, diversos estabelecimentos para dar largada à reabertura gradativa.

A ação deste sábado, que começou às 9h e vai até às 18h, está sendo preventiva, com o objetivo de impedir que todos os restaurantese bares abram ao mesmo tempo. É preciso que seja uma reabertura gradual e consciente. Só poderá reabrir o comércio que tiver a licença sanitária.

Os agentes já passaram pelo Centro e agora se encontram no Porto da Barra. A ideia é orientar sobre a reabertura consciente. Essa primeira parte do plano terá regras que servem para todos os estabelecimentos. Quem não estiver seguindo os protocolos da Vigilância em Saúde ficará impedido de retornar com as atividades.

Na próxima semana, começa a segunda parte do plano, com os comércios se adaptando ao protocolo através da adesão de um formulário. O proprietário vai preencher esse formulário que constará no site da Prefeitura com dados referentes ao estabelecimento.

No final, o proprietário assina um termo de compromisso que garante que as informações respondidas são verdadeiras, de acordo com o padrão de segurança do município. O proprietário envia um email para a Vigilância Sanitária, que futuramente vai liberar um selo confirmando que o estabelecimento está apropriado para reabrir.

A Prefeitura ressalta que reabertura da cidade vai depender de indicadores de combate ao Covid-19, como o número de casos da doença, óbitos, taxa de transmissão e taxa de ocupação no serviço de saúde em Búzios.

Da redação.