Folha de Búzios

Jornalismo como deve ser

Cidade Programação Região dos Lagos

Férias! Dicas de como alugar um apartamento no Rio de Janeiro na temporada

Se você deseja fazer férias na incrível cidade do Rio de Janeiro e se maravilhar com a paisagem local e gosta de se sentir o máximo em casa enquanto viaja, as locações de férias oferecem uma alternativa formidável para quem deseja locar um imóvel de temporada ao invés de reservar um quarto para uma estadia padrão em hotel.

Logicamente, um aluguel de temporada é bem diferente de se ter as opções de serviços de um hotel – mas no quesito financeiro pode valer muito à pena. Portanto, é necessário empregar táticas um pouco diferentes para aproveitar ao máximo sua estadia na cidade do Rio de Janeiro. E aqui neste post você encontrará algumas dicas que poderão ajudá-lo a explorar esse mercado em crescimento e ter dias inesquecíveis de lazer. Acompanhe!

1. Busque por ofertas de temporada na internet

Pesquise via internet em sites de anúncios de imóveis opções de imóveis no RJ. Poucos proprietários de imóveis para aluguel de temporada gerenciam suas propriedades em período integral, e as informações que você encontra em uma lista nem sempre são precisas, atualizadas ou verdadeiras. Em particular, fotos de propriedades podem enganar; por exemplo, um condomínio à beira-mar pode ter fotos da praia que não foram tiradas do condomínio real ou uma foto de uma casa inteira pode acompanhar um apartamento no porão. Ler as opiniões de clientes anteriores e entrar em contato com o proprietário diretamente pode ajudar a detectar essas inconsistências. Você também deve ficar de olho nos números de “pessoas que dormem com X” que não estão alinhados com o número de quartos. Se você não deseja levar algumas pessoas para um sofá da sala, veja esses números com cautela.

2. Esteja atento à disponibilidade de datas de imóveis vagos

A grande maioria das opções de locações marcadas como disponíveis costumam ser contratadas e as locações marcadas como indisponíveis podem estar abertas à negociações. Às vezes pode ocorrer de alguma propriedade estar registrada como indisponível – e, portanto, não aparecer em pesquisas específicas de datas, mas quando você escreve diretamente para o proprietário, talvez consiga fazer a reserva diretamente. Isso ajudará você a, inclusive, conseguir bons descontos!

3. Entre em contato antes de concluir uma reserva

Devido aos problemas mencionados acima que às vezes podem ocorrer em alguns sites de anúncios e reservas de imóveis, entrar em contato com o seu host diretamente antes da reserva pode ser um dos atos mais importantes para quem deseja ter êxito num aluguel de temporada. Além de qualquer dúvida, pergunte se há algo em particular que você deva saber antes de confirmar a sua estadia; as camas podem ter sido removidas, a piscina pode estar vazia, o ar-condicionado pode ser limitado, o estacionamento pode ser inexistente ou pode haver outros inquilinos no mesmo prédio que possam não ser uma boa combinação (por exemplo um prédio familiar, não ficará satisfeito ao ter jovens fazendo festas até altas horas da noite em um apartamento no Rio de Janeiro). Vale a pena perguntar se o proprietário ou outras pessoas estarão na propriedade. Ou, se o local não aceita animais de estimação, por exemplo. Portanto, esteja atento e lembre-se de deixar tudo previamente acordado!

4. Pesquise bem a localização do imóvel que deseja alugar

Nem todas as propriedades incluem o endereço real; portanto, solicite-o e mapeie o local antes de fechar o seu contrato de alugal. Isso lhe dirá muito, inclusive ajudando a evitar o “apenas alguns minutos” de truques sobre distâncias da praia, restaurantes, centro da cidade e coisas do gênero. Lembre-se que o Rio de Janeiro, em algumas regiões costuma ter questões de segurança importantes. Por isso, não deixe de estar atento ao local de sua estadia. Informe-se sobre a presença de portarias, policiamento, distância exata da praia e de pontos turísticos. Nesse momento de programação da sua viagem, é também muito importante ser prudente quanto a este quesito!

5. Verifique as comodidades disponíveis no local alugado

Quando você fica hospedado em um hotel, pode contar com a maioria dos serviços e conforto para ter acesso a itens como xampu, condicionador, sabão e outros produtos de higiene pessoal, conforme necessário. Isso não é verdade em muitos aluguéis de temporada, então você precisa estar atento ao que deve ter em suas malas. O mesmo vale para alguns eletrodomésticos, sinal de internet e outros serviços, especialmente estacionamento – caso você viaje de carro ou pretenda alugar um automóvel para seu período de férias.

6. Revise a propriedade assim que você chegar

Ao reservar uma casa de férias ou alugar um apartamento no Rio de Janeiro na temporada, assim como você faria ao alugar um carro, faça uma inspeção geral da propriedade na chegada para verificar danos, falta de amenidades, aparelhos que não funcionem e outros problemas. Se o proprietário não estiver presente quando você chegar, registre todas as preocupações imediatamente por telefone, texto ou e-mail. Não deixe problemas pré-existentes pelos quais você pode ser responsabilizado na hora de ir embora.

7. Obtenha um número de telefone celular para emergências

Certifique-se de pedir o número de celular do seu locador, idealmente antes de chegar ao imóvel alugado para suas férias de temporada no Rio de Janeiro. Isso não apenas ajuda a garantir um bom check-in e troca de chaves, mas também pode ser útil durante a sua estadia em caso de problemas no encanamento, erros no código de acesso, acionamento de alarmes acidentalmente ou outros problemas inesperados.

8. Procure coisas divertidas

O aluguel de temporada pode oferecer todos os tipos de benefícios que você não pode obter em um hotel sem pagar mais – pense em bicicletas, piscina privativa, acesso à doca, caiaques, pranchas de surf, trampolim, brinquedos, carrinhos de bebê… Se você encontrar essas comodidades na lista de anúncios, pergunte ao seu host como obtê-las. Podem existir alguns códigos de acesso à piscina, combinações de trava de garagens e outros impedimentos para inibir que o público em geral tenha acesso a recursos de um determinado imóvel alugado. Se o aluguel for em um condomínio de apartamentos ou em um condomínio fechado, você poderá usar todas as facilidades disponíveis para os proprietários, portanto, pergunte onde eles estão e como usá-los.

Gostou destas dicas para alugar um imóvel no Rio de Janeiro para passar as férias? Pois então aproveite esta oportunidade e desfrute da Cidade Maravilhosa! Enquanto isso, compartilhe este post em suas redes sociais!

Da redação.