Folha de Búzios

Jornalismo como deve ser

Região dos Lagos Saúde | Educação

Professores voluntários se reúnem pelo aprendizado online de alunos da rede pública

A pandemia do Covid-19 trouxe mudanças no cotidiano de milhões de pessoas no Brasil e no mundo. Uma das áreas mais afetadas foi a educação, principalmente com a paralisação das aulas nas escolas de vários cantos do país.

Pensando nos alunos da rede pública de ensino que estão sem acesso aos estudos, professores voluntários da Região dos Lagos e da cidade do Rio de Janeiro se reuniram para criar o “Coletivo Darcy Ribeiro”, uma iniciativa gratuita para reaproximar os jovens dos livros.

“A maioria das escolas municipais e estaduais estão paradas. Nós vamos oferecer aulas pelo Google Meet, online e ao vivo. A gente sabe que muitos alunos não têm acesso a computador, celular, internet… Mas muitos têm acesso e não estão tendo oportunidade de assistir aulas”, conta Rodolfo Coelho, professor de Geografia que faz parte do projeto.

A equipe do “Coletivo Darcy Ribeiro” montou um horário semanal com aulas de todas as disciplinas para alunos da rede pública do Ensino Médio que estão se preparando para o Enem. A meta é alcançar o máximo possível de meninas e meninos que querem retornar aos estudos, mesmo que à distância.

“Nós estamos vivendo o pior momento da história da educação no Brasil, nem temos noção de qual será o dano que isso irá produzir. Vai ser muito ruim, vai ampliar ainda mais as desigualdades. Nós doamos roupas, doamos alimentos, mas sentimos a necessidade de fazer uma doação de uma hora por semana para a educação dos nossos jovens”, relata Melch Gomez, professor de História e um dos idealizadores do projeto.

Ainda segundo Melch, o apoio dos outros professores foi fundamental para que a iniciativa saísse do papel, já que todos abraçaram a ideia pelo futuro da educação no país.

“Eu entrava em contato com os professores pra ver se topavam e eles me respondiam: “claro!”. O parabéns é para todos eles. Fiquei muito feliz, sinal de que trabalhamos com pessoas sensíveis. A ação que fizemos foi reunir esses amigos que davam aulas em cursinhos pra ajudar os alunos que estão tristes, deprimidos e preocupados, sobretudo essa galera que vai fazer o Enem”, finaliza o professor.

As aulas do “Coletivo Darcy Ribeiro” terão início na próxima segunda-feira (8). Os interessados podem acessar o link abaixo para participarem ou através da página @coletivodarcyribeiro no Instagram.

https://chat.whatsapp.com/IJPJC4vVSGdI2LYRgWCpae

Por Juan Rodriguez