Folha de Búzios

Jornalismo como deve ser

Segurança

Vigilância da Saúde monitora linhagem do Coronavírus que circula em Búzios

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) de Búzios vem monitorando vírus respiratórios que estão circulando na cidade há seis anos, inclusive, o Covid-19.

Búzios saiu na frente e foi o primeiro município a identificar a linhagem do Coronavírus (Linhagem 229E e NL63), que circula na cidade. Essa informação é importante para o estudo de como a doença pode impactar na população, ocasionando casos graves ou não.

O Coes tem como objetivo promover a resposta coordenada por meio da articulação que permite a análise dos dados e das informações para subsidiar a tomada de decisão dos gestores e técnicos, na definição de estratégias e ações adequadas e oportunas para o enfrentamento de emergências em saúde pública, como no caso do Covid-19.

A ativação foi feita em janeiro de 2020, constituída por gestores e profissionais das Coordenações-Gerais e Vigilância em Saúde com competência para atuar na tipologia de emergência identificada.
Os tipos de Coronavírus são conhecidos desde os anos 1960. Estão por toda a parte e são a segunda principal causa do Resfriado Comum. Até então, não representavam graves problemas à Saúde Humana. Cientista alegam sete tipos de coronavírus que atingem humanos (HCoVs).

Vale lembrar que a população tem papel fundamental neste enfrentamento, se mantendo isolada. Caso alguém tenha síndrome gripal, procure o posto do bairro imediatamente para evitar a dispersão do vírus na cidade.

Da redação.

%d blogueiros gostam disto: