Folha de Búzios

Jornalismo como deve ser

Turismo

Gramado aos poucos retoma suas atividades

As ruas floridas com hortênsias, a arquitetura rica em detalhes e a ampla rede hoteleira e gastronômica fazem de Gramado a maior infraestrutura turística do Rio Grande do Sul.

Ao todo, são mais de 50 pontos turísticos que estão sempre à espera do visitante e da comunidade em qualquer período do ano. Mas, nas últimas semanas, o semblante do local, cujo turismo é responsável por quase 90% do produto interno bruto, mudou com a pandemia do Coronavírus.

Inverno ou verão, sob chuva ou sol, a cidade da serra está quase sempre lotada de visitantes que buscam diferentes coisas. Das famílias que querem uma experiência relaxante, aos casais que querem um final de semana ou férias românticas, ou até mesmo exploradores que buscam curtir as atrações naturais da região.

Com cerca de 33 mil habitantes, o município não registrou nenhum caso confirmado, apenas dois casos suspeitos até o momento. Por conta desses números, a Prefeitura está buscando retomar uma boa situação financeira na região.

Na última quarta-feira (6), a Prefeitura de Gramado publicou um novo decreto que permite a reabertura da rede hoteleira, parques de turismo e museus da cidade.
Os estabelecimentos estão autorizados a funcionar desde que cumpram normas de prevenção, entre elas, operar com 50% da capacidade total e o uso obrigatório de máscaras de proteção facial para todas as pessoas que circularem pelos espaços.

Fica proibido apenas a abertura e a utilização de espaços coletivos e das áreas socias, lazer e conveniência. Nesses grupos estão as piscinas naturais coletivas de hotéis, saunas, academias, brinquedoteca, salas de jogos cinemas e eventos. A recomendação é de que a hotelaria faça testes preliminares nos hóspedes.

Uma das medidas que os hotéis também vão utilizar para não haver aglomeração é servir café da manhã e refeições no quarto dos hóspedes.

Aos poucos, um dos lugares turísticos mais procurados no Brasil tenta retomar suas atividades na medida do possível.