Folha de Búzios

Jornalismo como deve ser

Geral

França suspende cobrança de contas de luz, água e gás durante quarentena do Coronovírus

França suspende cobrança de contas de luz, água e gás durante quarentena do Coronovírus

O presidente da França, Emmanuel Macron, anunciou nesta segunda-feira (16) a suspensão da tramitação da reforma da Previdência. Determinou o adiamento de segundo turno das eleições municipais (o primeiro ocorreu neste domingo), a suspensão da cobrança de impostos, de contas de água, gás e aluguéis. Também estão fechadas as fronteiras e impedidas viagens por 30 dias.

Macron falou por três vezes que o país está em “guerra”. “Fiquem em casa e fiquem calmos. Não podemos deixar circular fake news. Se ocupem dos parentes mais próximos. Leiam, reencontrem o sentido do essencial. É importante evitar o pânico. Acreditem que o esforço que peço agora é inédito, mas as circunstâncias obrigam. Estamos em guerra. Não contra um exército, mas o inimigo está aqui e isso requer mobilização geral”, disse.

O líder francês de centro-direita chamou o cenário de “crise sanitária sem precedentes“, e fez a previsão de que o mundo sofrerá com impactos “humanos, sociais e econômicos”. “É o desafio que temos que enfrentar. Pedimos sacrifícios. Nunca os sacrifícios devem pesar aos mais fracos, assalariados, com trabalhos precários.”

Macron ainda anunciou a criação de um fundo estatal para minimizar os impactos da pandemia. “Estamos colocando em ação dispositivo excepcional de adiamento de impostos, apoio a financiamentos e garantindo 300 bilhões de euros para pequenas empresas. As pequenas empresas não precisaram pagar impostos. Contas de água, gás e alugueis devem ser suspensos para que assalariados não fiquem sem recursos necessários. Um fundo de solidariedade vai ser criado com financiamento do Estado.”

A França continua com a interdição de bares, restaurantes, lojas, casas noturnas, repartições públicas, museus e pontos turísticos.

Fonte: Curta mais

%d blogueiros gostam disto: