Folha de Búzios

Jornalismo como deve ser

Opinião

Quando faltam argumentos e educação politica, a ditadura corta caminhos

Não conheço pessoalmente o Doutor Raphael Baddinni de Queiroz Campos, não convivo com ele nas redes sociais, nem tampouco nos logradouros públicos. Mas isso, pouco importa.

Suas decisões como juiz da comarca são inerentes ao seu cargo como servidor público. Se suas decisões me afetam como cidadão, cabe a mim, utilizar todos os recursos que o bom direito coloca a minha disposição, para questionar suas decisões e sua conduta. Mas isso também, pouco importa.
Não importa também, se ele é simpático ou antipático, magro ou gordo , preto ou branco, qual seja a sua confissão de fé, sua estatura mediana ou sua inclinação ideológica.

O que importa e me afetou como contribuinte e ativista social, porém, foi a atitude do poder legislativo de Búzios em cercear o seu lugar à mesa como representante do poder judiciário e, mais do que isso, cassar o seu direito a livre manifestação no evento promovido pela Câmara Municipal de Búzios.

Se o legislativo local não tem competência para rebater suas posições técnicas e pela defesa da cidadania, então que se cale, viola também é para se pôr no saco, quando esta desafinada ou não se tem habilidade para toca-la.

Percebo aqui em Búzios, a reprodução dos ataques que são assacados contra as instituições de direito e o Estado democrático, que campeiam livremente no Brasil. Banalizam a democracia, como se sua consolidação não fosse construída às custas de muita doação, suor, lagrimas, morte e violência, por seus protagonistas.

Ainda que todos os argumentos expostos neste texto, não sirvam para sensibilizar o meio político de Búzios e seus cidadãos, com certeza, elegância, altivez, compreensão, equidistância e respeito, são atitudes obrigatoriamente necessárias, a quem se candidata a exercer um cargo público.

Vamos à luta, o combate diuturno, incessante e vigoroso, para preservar a liberdade e o Estado Democrático de Direito, não tem partido.

Por Hamber Carvalho
Advogado e Presidente da Comissao de Estudos sobre o Uso Medicinal da Cannabis da 61a Subseção OAB/Buzios.

%d blogueiros gostam disto: