Folha de Búzios

Jornalismo como deve ser

Segurança

Acesso ao ‘Lago do Amor’, em Arraial do Cabo, RJ, é interditado

Local é considerado extremamente perigoso, pois além de barrancos, o lago só aparece quando a maré está baixa e muito calma. Não há previsão de reabertura.

O “Lago do Amor”, um dos principais pontos turísticos de Arraial do Cabo, na Região dos Lagos do Rio, foi oficialmente interditado pela Secretaria do Ambiente, Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e Defesa Civil na tarde desta segunda-feira (26). Não há previsão de reabertura.

Segundo a Prefeitura, o local que antes era frequentado apenas por pescadores antigos, que praticavam pesca artesanal, ganhou fama após diversas imagens serem divulgadas nas redes sociais e o acesso é considerado extremamente perigoso, pois além de barrancos, o lago só aparece quando a maré está baixa e muito calma.

No final do ano passado, a Defesa Civil já havia colocado placas sinalizando o perigo e alertando que o local só poderia ser frequentado em excursões com guias credenciados e com equipamentos de segurança.

Ainda de acordo com o município, apesar das recomendações, diversos turistas e moradores insistiam em descer sozinhos e diversos acidentes foram relatados. Recentemente, um cabo da Marinha morreu no local após uma forte onda o atingir.

De acordo com a Prefeitura, com a chuva forte que atingiu o município em maio, a trilha se tornou ainda mais arriscada devido ao deslizamento de pedras. O acesso foi cercado com arame farpado e novas placas de local proibido foram instaladas. Excursões também foram proibidas.

“É importante ressaltar que as trilhas em encostas são arriscadas e só devem ser feitas em locais aprovados pela Defesa Civil e na companhia de guias credenciados pelo Inea. Para ter acesso ao guia de trilhas e profissionais cadastrados, os interessados devem procurar a Secretaria do Ambiente e a Secretaria de Turismo”, divulgou o município.

*Com informações do G1

%d blogueiros gostam disto: