Folha de Búzios

Jornalismo como deve ser

Colunistas

Informatemática: Por Rafael Rocha

O que é um número?

Esta pergunta parece simples, mas a resposta não é.

Todos nós sabemos utilizar os números. Todos nós sabemos os aspectos dos números, contar até 10.

Mas o que é 10?

Não é o símbolo 10 e nem a palavra “dez”, pois o símbolo é diferente em diversas culturas e a escrita também, como por exemplo em inglês ten, em espanhol diez, em francês dix.

Um número é uma abstração, um conceito mental humano que surgiu a partir do momento em que existiu a necessidade de contar objetos e coisas. E isso aconteceu há mais de 30.000 anos. Os números estão presentes à nossa volta todos os dias e nós não damos conta disso. Entre todas as coisas que você fez hoje, quantas vezes eles estão entre nós? Pense em todas essas situações e momentos em que você os usou. Mas será que foi sempre assim? A resposta para esta pergunta é não. Antigamente era muito menor a presença dos números na vida das pessoas, pois naquela época não havia a necessidade de se contar as coisas.

*Rafael Rocha docente no Ensino Fundamental, Médio e Técnico, com Licenciatura e grande habilidade em Matemática e Informática. Realizando a junção da Informática com a Matemática para conhecer ferramentas que irão auxiliar na organização de processos e planejamento. Influenciador social com a página Informatemática no Instagram e Facebook.

%d blogueiros gostam disto: