Folha de Búzios

Jornalismo como deve ser

Esportes

“Na Onda Delas” projeto social em Búzios atrai dezenas de sereias

Vai acontecer o 2º Surf Treino no dia 1 de maio. O evento é resultado de um projeto social que teve início no ano passado

O evento é interno e é mais uma etapa de aprendizado para as mulheres participantes.

As mulheres vêm ocupando cada vez mais os espaços que antes eram ocupados apenas por homens. Em Búzios isso não poderia ser diferente. O Projeto Social “Na Onda Delas” tem levado mulheres de meia idade às águas das praias do balneário em cima de uma prancha de surf.

De acordo com a idealizadora dessa onda, Maria Belen Olivero Orbea, o intuito sempre foi de mostrar que a idade não impede as mulheres de terem uma vida saudável e ativa. Ela tem 46 anos e dois filhos pequenos, ambos surfistas. Foi através deles que ela se envolveu com o surf.

Argentina e moradora do balneário, Maria Belen, conta que em 2018, quando ela deu inicio ao projeto, eram 12 mulheres e, atualmente, menos de um ano depois, já são 55 inscritas.

“O foco sempre foi a mulher madura e cheia de vida. Nós rompemos diversas barreiras, pois o surf, na maioria das vezes, é praticado por homens jovens. Aí chega a gente pra surfar: mulheres maduras. Isso é maravilhoso”.

O Projeto “Na Onda Delas” oferece gratuitamente aulas de surf aos domingos para mulheres maduras. Dentro da programação do projeto tem um campeonato interno, como meio de aprendizado para as participantes. É basicamente uma simulação de um campeonato, por isso “surf treino”. É mais uma iniciativa para intensificar o amor pelo esporte. Essa brincadeira, como Maria Belen chama, acontece de seis em seis meses e já tem previsão para acontecer novamente no fim do ano.

As inscrições podem ser feitas aos domingos na praia de Geribá. Apenas mulheres adultas podem se inscrever. As aulas são com professores profissionais de surf que são voluntários. Caso a sereia, como Maria Belen chama suas meninas, não tenha prancha, a mesma consegue uma alugada por apenas 10 reais em parceria com a Cyclone Búzios.

Por Paula Pereira

%d blogueiros gostam disto: