Folha de Búzios

Jornalismo como deve ser

Saúde | Educação

Informatemática: o quebra cabeça Tangram

*Por Rafael Rocha

Já ouviu falar sobre o Tangram?

Sua origem estaria na seguinte lenda: um jovem chinês, ao despedir-se de seu mestre para uma grande viagem pelo mundo, recebeu um espelho de forma quadrada e ouviu do mestre:

– Com esse espelho você registrará tudo o que verá durante a viagem para mostrar-me de volta.

O discípulo surpreso indagou: mestre! Como poderei com um simples espelho lhe mostrar tudo o que encontrar durante a viagem?

No momento em que fazia esta pergunta, o espelho caiu-lhe das mãos, quebrando-se em sete peças.

Então, o mestre disse: agora, com estas sete peças, você poderá construir figuras para ilustrar o que verá durante a viagem.

A partir desta proposição o jovem ilustrava as figuras que via com os pedaços de espelho formando, assim, o Tangram. A partir desta descoberta os chineses disseminaram a técnica para todo o mundo tornando-a conhecida e igualmente famosa.

Fonte: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1725-6.pdf

O Tangram é um quebra-cabeça chinês antigo composto por 7 peças (5 triângulos, 1 quadrado e 1 paralelogramo) que, posicionadas de maneiras distintas, podem formar um quadrado ou quaisquer outras figuras.

A aplicação desta técnica a torna uma atividade diferenciada e ao mesmo tempo desafiadora. Ela serve para auxiliar crianças, jovens, adultos e idosos a solucionar os exercícios propostos; promover o raciocínio e uma motivação para se aprender, além de direcionar os diversos públicos para o processo de aprendizagem da Geometria.

Renda-se ao maravilhoso mundo do Tangram e desperte suas potencialidades usando essa magnífica técnica de aprendizagem.

Confira a versão online:

https://rachacuca.com.br/raciocinio/tangram/3/

E divirta-se.

%d blogueiros gostam disto: