Folha de Búzios

Jornalismo como deve ser

Segurança

Reforma na antiga Delegacia da Rasa vai preservar pinturas feitas pelos presos

O barulho de ferro batendo e tijolos quebrando até que poderia ser confundido com o episódio da fuga em massa, que pela primeira vez colocou a Delegacia da Rasa no noticiário da região. Fato este que levou toda gente do bairro a ficar em polvorosa…

Mas não. Não é fuga. É a história seguindo seu ritmo. A Delegacia da Rasa, que já foi uma espécie de “Bangu” no interior do Estado, nas décadas de 80 e 90, quando presos cumpriam pena nas carceragens das delegacias superlotadas, está mudando inteiramente.

A antiga Delegacia está sendo toda reformada pela Prefeitura de Búzios para abrigar o DPO e a Secretaria Municipal de Segurança Pública. E vai perder suas grades e ares de delegacia. Definitivamente. Mas não perde sua história. Todas as pinturas feitas pelos presos ainda estão nas paredes e serão preservadas. Entre elas o painel que ocupa toda uma parede de uma cela, pintado pelo artista plástico Elio Lago, talentoso pintor argentino que passou um período preso no local. Apresenta uma cidade com sua população em sua rotina diária, mas pedindo justiça, igualdade de direitos, inclusão social. Além desse painel, podem ser vistas no local pinturas em homenagem à São Jorge, Nossa Senhora Desatadora dos Nós, e Bob Marley, entre outras.

Construída por uma necessidade dos anos 80, época do boom imobiliário em Búzios, quando começaram a surgir muitas pousadas, casas, condomínios… e com eles os assaltos e pequenos furtos, o arquiteto Otávio Rajagabaglia pediu ao chefe da Polícia Militar do Interior, Alberto Campaña, uma delegacia para Búzios.

Campaña foi reto: o máximo que poderia ser feito era um Posto Avançado do já existente Posto Avançado de Unamar, localidade vizinha. Mas o Estado não tinha como investir nada. E assim foi. João Guelo, morador da Rasa e grande benfeitor de Búzios, doou o terreno, Otavinho fez o projeto do prédio e construiu do próprio bolso, e um cara chamado Omar Carneiro, executivo de uma multinacional, querido morador de Búzios, doou os móveis. Estava pronto.

Quando os policiais vieram inaugurar o posto, viram que o de Búzios era melhor que o de Unamar. Não havia nada igual na região nem em lugar nenhum num raio de muitas cidades. Nem Cabo Frio, nem nada. Nova, moderna, com carceragem, com tudo. Aí resolveram passar a delegacia pra Rasa.

Búzios ganhou sua delegacia e passou a cuidar de Unamar também. Até hoje é assim.

O local só perdeu o status de delegacia quando o governador Garotinho (1999) criou o programa Delegacia Legal, e o prédio oficial foi aberto na Ferradura (2008).

Da redação

%d blogueiros gostam disto: