Folha de Búzios

Jornalismo como deve ser

Geral

Chuva volumosa para o Sudeste

O avanço de uma frente fria pela Região Sul neste segunda (11/02) e terça-feira (12/02), trará novo período de instabilidades nas condições de tempo e chuvas frequentes para o Sudeste.

Na quarta-feira (13/02), a frente fria avançará até o litoral norte de São Paulo que, associada ao escoamento da alta pós-frontal, provocará acumulados significativos de precipitação na faixa leste de São Paulo e do Rio de Janeiro (http://tempo.cptec.inpe.br/avisos/area/2400).

Também nesta quarta-feira (13/02), haverá o estabelecimento de uma Zona de Convergência de Umidade (ZCOU) entre o litoral norte de São Paulo, Rio de Janeiro, sul de Minas Gerais, Goiás, centro-norte do Mato Grosso e sul do Amazonas. Este sistema meteorológico mantém a tendência de persistir, pelo menos, até o domingo (17/02), onde poderá se caracterizar como Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Os acumulados de precipitação entre a quarta-feira e a sexta-feira poderão ser significativos em São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro, provocando transtornos a sociedade. Ressalta-se que a chegada de um novo cavado mais amplificado em médios e altos níveis irá reforçar a zona de convergência, ao qual também propicia o abaixamento relativo de pressão em superfície na faixa litorânea entre São Paulo e o Rio de Janeiro, e a consequente convergência de massa e umidade, originando uma baixa pressão entre o litoral do Rio de Janeiro e São Paulo. Esta região de baixa pressão irá direcionar ao escoamento oriundo do oceano para a faixa litorânea desses dois Estados, influenciando ainda mais nos acumulados de precipitação. 

Acompanhe a atualização dos avisos meteorológicos nos próximos dias em: http://tempo.cptec.inpe.br/avisos/ 

Para uma previsão detalhada para a sua cidade, acesse: http://tempo.cptec.inpe.br/

Da redação

foto praia Azedinha/Bebeto Karolla

%d blogueiros gostam disto: